quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Saxofínia


Para comprar bons CD’s de saxofonistas não precisamos de olhar apenas para os grandes nomes da música mundial. Também os temos cá na nossa terra!
Astortango e Saxofínia plays Gershwin são dois registos extraordinários, dedicados a dois compositores que souberam recriar géneros de conotação popular – o tango e o jazz – transportando-os para o mundo da música mais “séria”.
Os Saxofínia são uma quarteto de saxofones bem português que surgiu em 1987. Formado por alunos do Conservatório Nacional de Lisboa, classe do saudoso Prof. Vitor Santos, esta trupe de saxofonistas portugueses desenvolveu ao longo dos anos da sua atividade vários projetos, investindo principalmente na produção de reportório para este tipo de formação. É o caso destes dois álbuns de autor, que vos aconselho, dos quais se podem ouvir arranjos criados especialmente para o grupo. Os quatro músicos são hoje uma referência nacional enquanto intérpretes e também no ensino do saxofone.
Por estes dias andam com outro projeto na estrada – Tango, Fandango & Pau-Brasil.
Há contudo um problema habitual quando se trata de gravações nacionais neste género musical: não os conseguimos encontrar nas lojas habituais! Há duas formas de adquirirem estes CD’s sem problemas: assistir a um concerto dos Saxofínia ou visitar o site.
DS_Astortangocapa
AstortangoIntérpretes: Saxofínia
José Massarrão (sax sop), José António Lopes (sax alto), Mário Marques (sax ten), Alberto Roque (sax bar).
arranjos de Daniel Schvetz e Claude Voirpy; original de Daniel Schvetz.
Saxofínia plays GershwinIntérpretes: Saxofínia, Sérgio Carolino (tuba e sousafone), Mário Delgado (guit) e Alexandre Frazão (bateria).
José Massarrão (sax sop), José António Lopes (sax alto), Mário Marques (sax ten), Alberto Roque (sax bar).
arranjos de J. Van der Linden, Nigel Wood, Wolfgang Schiel, Bill Holcombe, William Perconti e Mário Delgado.

Sem comentários: