quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

EISA–Saúde com Arte

É possível a Arte servir a saúde?

……

É!

AssinaturaEmailEISA2012

O Encontro Internacional Saúde com Arte, este ano na sua 3ª edição, é uma mostra de como a Arte não só pode intervir nos tratamentos de saúde como também é muitas vezes essencial. A vertente mais conhecida é a Musicoterapia na área da psiquiatria, mas também existem provas dadas de como a música e outras artes podem ajudar a melhorar o estado de saúde em casos mais simples.

Pode-se fazer muito, mas também se pode dar simplesmente um pequeno mimo a quem sofre e com isso obter um sorriso único, uma lembrança para toda a vida, avivar memórias, enfim, fazer alguém mais feliz.

Não sou nem aspiro a ser alguém capaz de dominar esta área. Contudo, também vou fazendo um pouco de Musicoterapia! Nos meses mais recentes eu e grande parte dos professores SAMP, Pousos (Leiria), temos visitado uma mulher acamada que não fala, não se mexe, nem sequer temos a certeza que ouve alguma coisa… Não a visitamos só a ela, há também uma mãe muito especial que com idade muito avançada move montanhas para manter a sua filha viva. Bom, não importa qual a doença ou de quem se trata. Importa partilhar com vocês que dar 60 minutos da minha vida para fazer música para esta pequena família me enche a alma! São apenas mimos que lhes levamos todas as semanas e os resultados vão aparecendo. Algumas reações diferentes vão dando à mãe a esperança de que a sua filhota ainda venha a comunicar com ela; mas a verdadeira musicoterapia é para a mãe que já nos recebe com um brilho renovado nos olhos.

Esta é uma prova de como a Arte é importante para a nossa saúde.

Se quiserem aprender um pouco mais sobre esta área visitem a SAMP nos dias 29 e 30 de março. http://www.samp.pt

Sem comentários: