quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

The Classical Saxophone

Estou de regresso aos posts... espero que a partir de agora com mais frequência.
Peço-vos desculpa por andar quase desaparecido e a escrever coisas que pouco interessam. Mas agora é que vai ser a sério!

Começo esta nova fase com uma espécie de rúbrica: Discos com Sax!
Tive esta ideia pois, como é frequente, os alunos de música raramente se interessam por comprar álbuns, quer seja clássico, jazz, rock ou disco, em que o seu instrumento é o "personagem" principal.

Desta feita, vou deixar-vos nos próximos meses algumas edições que se podem adquirir facilmente em lojas portuguesas ou através da internet, álbuns de valores razoáveis que são para todas as bolsas. Teremos a ajuda de videos Youtube, pelo menos enquanto não os bloquearem...

Eis o primeiro:


The Classical Saxophone
Brilliant Classics (nº 6476)
Intérpretes: Arno Bornkamp (sax), Camerata Amsterdam, dir. Jeroen Weierink, Ivo Janssen (pno).
Duplo

Este álbum duplo tem muitos exemplos do que o estudante de saxofone deve conhecer e tocar. No CD1 temos obras com orquestra muito importantes no desenvolvimento do reporótio para o saxofone solista, como por exemplo Saxophone Concerto op. 109 de A. Glazunov. Já no CD2 podemos ouvir excelentes faixas com piano, obras que atravessam a história desde finais do século XIX até 1983. Além de ser um álbum muito barato (comprei o meu por 6€) tem muitas linguagens diferentes, o que é bom não só para sentir as diferenças na composição ao longo dos tempos mas também para ouvir como o nosso instrumento é versátil. Fantaisie sur un thème original (1860), de Jules Demersseman, é uma das primeiras obras escritas para saxofone; a mais recente que podemos ouvir nesta gravação é Pequeña Czarda (1983) de Pedro Iturralde.

No exemplo acima podem ouvir o primeiro andamento do Concerto da Camera de Jacques Ibert.

Os intérpretes são também muito bons. Juntamos tudo e temos um álbum quase obrigatório para todos os jovens saxofonistas que queiram evoluir mais.

Sem comentários: