sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Sofia Ribeiro... calma, não é a boazona da TVI

Cada vez mais me convenço que o "português" está demasiado habituado a não ter conhecimento cultural... e eu padeço desse mal!


Sendo suposto que eu, um músico mais ou menos razoável e que até tem um blogue sobre música e tal, deveria conhecer pelo menos os melhores nomes e as melhores promessas no mundo da música portuguesa, é uma vergonha a minha falta de conhecimento cultural. Até porque também gostaria de vir a ser um aspirante a promessa e tenho por aí alguns projectos... prontos, à que conhecer estas coisas!

Pois bem! Estou a ver o 5 para a Meia Noite (já repararam na barra lateral do Canto???) e surge no ecrã a bela Sofia Ribeiro! Jeitosa a rapariga! Como é actriz da TVI (Morangos e afins), ao que parece com algum sucesso, não a conhecia de todo... E o que é que se faz quando vê uma moça gira na TV e estão a dizer o nome dela?
- GOOGLE

Ora, quando eu esperava encontrar belas fotos "artísticas" acabei por descobrir que afinal há muitas Sofias Ribeiro, entre as quais uma dirigente de sindicato dos professores dos Açores e a ex do Dr. Tallon. Bom, as ditas fotos também estavam entre os resultados da pesquisa... No entanto, quem me cativou mais a atenção foi a Sofia cantora. E que bela descoberta!

Aluna brilhante, premiada pelo Voicingers 2008, tem uma voz sensual e faz-se acompanhar de músicos muito criativos que complementam as suas composições, enfim, música de alta qualidade!
Por enquanto ainda só ouvi os temas disponíveis na página pessoal desta Sofia Ribeiro. Confirmo a qualidade que lhe é atribuída nos jornais e na crítica. Embora eu não seja grande conhecedor (pelos vistos até conheço muito pouco) classifico a sua música de jazz europeu, uma vertente mais "intelectual" do improviso. Para além dos originais gostei muito da versão do fado "Ó Gente da Minha Terra", exemplo da sua capacidade de transformar temas World Músic, e de tudo o que pude ouvir do álbum "Dança da Solidão" - voz e contra-baixo. Apetitoso...

E eu, coitadinho de mim, nunca tinha ouvido falar desta senhora. Shame on... me...
Partilho então o link para a página da Sofia Ribeiro, cantora e não "boazona" das novelas TVI!!!!!
http://www.sofiaribeiro.com/index_pt.html

Sem comentários: